graduanda
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
FUNGOS E LÍQUENS
FUNGOS
1. Origem e Evolução – Provavelmente vieram a partir de um Protista Colonial. Durante muito tempo foi considerado como vegetais. Só em 1969 foi reconhecido como o Reino Fungi. Fungos NÃO são plantas, pois não sintetizam clorofila, não apresentam celulose na parede celular e não armazenam amido. Assemelham-se aos animais pela presença de quitina na parede celular e por armazenarem glicogênio.
2. Taxonomia – É formado pelos Zygomycota, são o bolor-do-pão e alguns fungos parasitas de animais; os Ascomycota, que são as trufas, leveduras, morquelas; os Basidiomycota, que são os cogumelos, ferrugens e carvões; e os Deuteromycota, são fungos do tipo Penicillium e Aspergillus.
3. Morfologia – Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou vivos - fungos parasitários. Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.
4. Anatomia – Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais formando colônias de dois tipos, leveduriformes e filamentosas. As colônias leveduriformes são pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funções vegetativas e reprodutivas. As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divisões Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocíticas, os das Divisões Mastigomycota e Zygomycota.
5. Reprodução – Os Fungos se reproduzem em ciclos assexuais,