bullying
O que é Bullying
Sintomas e tratamentos
Cuiabá
2013
Docente: Marcia Figueiredo de Souza
Disciplina: Processo Saúde e Doença
Discentes: Graziele Tacana, Jeffeson Silva e Maria Lucineide
O que é Bullying
Sintomas e tratamentos
Cuiabá
2013
Sumário
Introdução
O que é Bullying
Sintomas e tratamentos
Conclusão
Bibliografia
Introdução:
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de pode. É um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental de crianças, adolescentes e adultos.
O que é Bullying:
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos. O termo vem do inglês (bully) que significa tirano, brutal. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.
O bullying geralmente é feito contra alguém que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita. A vítima geralmente teme os agressores, por serem violentos e opressores.
O bullying é praticado em qualquer ambiente, ou seja, na rua, na escola, na igreja, no clube etc. Muitas vezes é praticado por pessoas dentro da prória casa da vítima.
No Brasil o bullying é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, soquear, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos jocosos, colocar em dúvida a masculinidade ou feminilidade da vítima, são as práticas mais comuns.
Para a justiça brasileira o bullying está enquadrado em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal. Ainda não existe uma lei que puna os agressores com o devido merecimento.