Graduado
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
OS SOLOS DO ACRE SUA INTERAÇÃO AGROECOLOGICA E A APTIDÃO AGRÍCOLA
Editar Artigo | Publicado em: 12/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 38 | Share área de concenyração do artigo - Geografia
A Amazônia sempre foi conhecida pela sua exuberante floresta rica em biodiversidade, mas essa grande floresta não é sinônimo de solos férteis como muitos pensam ou pensaram nos primórdios de ocupação da região. Até bem "recente" na década de 1970 o RADAM Brasil mapeou todo o território nacional, a região amazônica foi priorizada pela sua extensão territorial, pelo vazio demográfico e pela sua grande riqueza biótica, ou seja, havia necessidade de fixar pessoas nessa região, isso incentivou a estratégia de ocupação do poder público federal.
Com relação à fertilidade dos solos da região amazônica, constatou-se que esse é fértil enquanto houver matéria orgânica sobre ele devido à ciclagem de nutrientes realizada pela floresta. A ciclagem pela floresta ocorre com uma velocidade muito grande devido a sua localização na zona intertropical ou tropical, pois recebe grande radiação solar, energia, possui disponibilidade de laminas de água, evaporação, evapotranspiração, além de grande percentual de chuvas. Dessa forma a dinâmica de ciclagem da floresta é acelerada formando uma camada superficial de húmus.
No estado do Acre essas características citadas anteriormente não são diferentes, os solos são férteis em grande parte devido à ciclagem de nutrientes. Essa camada formada é superficial e em muitos casos quando retirada mostra a deficiência de nutrientes e minerais essenciais para as necessidades fisiológicas dos vegetais afetando assim seu desenvolvimento e produtividade.
A camada orgânica é importante para o solo, pois fixam nutrientes, protege diretamente da força cinética dos pingos da chuva, dos raios solares, mantém a umidade do solo,