Graduado
O conceito de neoliberalismo resulta de uma atualização do conceito de liberalismo, centrando-se na redefinição do papel do Estado. O liberalismo é associado ao movimento iluminista, valorizando a relação entre o ser humano e a razão. A emancipação do indivíduo é alcançada por ele próprio através do conhecimento. No século XX, a razão e o ideal do indivíduo livre tornaram-se ideias totalitárias. O termo liberalismo passou a ser associado à teoria econômica neoclássica, reiterando a ideia individualista do iluminismo mas afastando-se dos princípios humanistas. A partir deste momento é também designado de liberalismo econômico, promovendo o funcionamento livre do mercado com a menor intervenção do Estado.
O neoliberalismo centra-se na iniciativa privada e na liberdade individual, sendo a intervenção do Estado essencial para coagir os indivíduos a reagirem de acordo com as regras econômicas neoclássicas. O neoliberalismo é, portanto, uma variante autoritária da tradição liberal. Enquanto os ideais liberais não procuram a intervenção do Estado na economia, os neoliberais encontram-se presentes nas estruturas políticas e econômicas dos países e das organizações internacionais.
A liberalização financeira iniciada na década de 80 diminuiu muito a participação democrática da sociedade, principalmente nos países em desenvolvimento, pois os investidores tomaram o lugar dos cidadãos e os mercados passaram a exercer poder político. As reformas sociais promovidas pelo Estado foram drasticamente enfraquecidas. Impostos foram reduzidos e os direitos trabalhistas também, medidas que beneficiaram apenas os ricos.
A atual crise econômica global teve origem no colapso do mercado imobiliário dos Estados Unidos, pois a maioria das pessoas que fizeram empréstimos para comprar novas casas, aproveitando os baixos juros do momento
(em torno de 2%), não conseguiram pagas as prestações, que ficaram muito caras como resultado do posterior