Graduado
Muito se discute sobre o que é o Planejamento. Pode ser entendido como umprocesso prático das determinações do plano, o que pode garantir continuidade doprocesso, havendo uma continuidade das situações, das propostas, dos resultados esoluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, numprocesso contínuo de tomada de decisões.
Para Robbins (2000, p. 116), o planejamento:
(...) compreende a definição das metas de uma organização, oestabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e odesenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar ecoordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) etambém aos meios (como será feito).”
Já para Stoner (1995), o planejamento pode ser visto como uma função inicialda administração. Considerando o planejamento como uma locomotiva que puxa otrem das ações de organizar, liderar e controlar. Seria como pensar no planejamentocomo a raiz da árvore principal da qual sai os ramos organizacionais da liderança econtrole.A partir de então, o planejamento foi evoluindo.
Conforme Tavares (2000,p.43):
(...) a evolução do planejamento teve início com a contribuição esparsa deteóricos e práticos da administração em sua interação com a prática,sistematizada em quatro momentos: planejamento financeiro, planejamentoa longo prazo, planejamento estratégico e gestão estratégica
2.3.2 O que é Estratégia
Segundo Cobra (1992), a estratégia pode ser definida como um conjunto demedidas que vêm sendo usadas indiscriminadamente na área administrativa,compreendendo todo seu ambiente organizacional. Trata-se de um conceito degrande emprego acadêmico e empresarial, dotado de uma grande amplitude ediversificação que, em alguns aspectos, é complementar e em outros, divergentes.
No entanto, conforme Mintzberg (1988, p. 1):
Não há uma definição única aceita universalmente. Diferentes autores egerentes