Graduado
FERNANDES, Ricardo ricardocap@gmail.com RESUMO
PALAVRAS-CHAVE: Ginga, Capoeira, Luta, Movimento, Ritimo, Dança
A GINGA
E o que é a ginga?
Para sua grande maioria a ginga é somente a movimentação básica da capoeira. Para os filósofos a ginga é movimento corporal essencial da capoeira. Movimento de luta que sugere a dança, a ginga é aprendida na primeira aula do aluno; a ginga que da cadência ao jogo de acordo com o toque do berimbau, a ginga desconcentra e engana o adversário.
Em pesquisas realizadas a quem diga que a ginga, é o conjunto de movimentos que dão à capoeira a falsa aparência de uma dança. O objetivo da ginga é não oferecer ao oponente um alvo fixo, esconder a malandragem do capoeirista e enganar o adversário, geralmente induzindo-o a um ataque e dando ao capoeirista a possibilidade de contra-atacar com eficiência. O termo mandingueiro é popularmente utilizado como definição de um capoeirista que utiliza a ginga de uma forma eficiente, induzindo o adversário a cair em uma armadilha. A boa aplicação da ginga torna o capoeirista imprevisível e difícil de ser golpeado, seja durante o jogo da capoeira ou em um combate.
A ginga consiste no movimento ritmado de todo o corpo, acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de manter o corpo relaxado e o centro de gravidade do corpo em permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. Durante o gingado, o praticante deve manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque e contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques.(Decanio Filho, A. A, 2003)
Li recentemente um artigo de Mestre Damião (Esdras Magalhães dos Santos) ex aluno de Mestre Bimba, que dizia:
Fixando-me outro dia em uma foto do extraordinário Mestre Bimba impressa na contracapa do disco ‘Capoeira Regional’, na qual ele se acha ensinando um aluno a gingar, bem