Graduado
LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO DE MARACANAÚ/CE E
SUAS POTENCIALIDADES DE REÚSO
1 - INTRODUÇÃO
A água é um dos recursos naturais mais preciosos no mundo.
Caracterizada como fonte da vida, apresenta valor sócio-econômico e ambiental incalculável, sendo utilizada para produção de alimentos, produção industrial, dessedentação de animais, regulação da temperatura, meio de transporte, bem como para disposição final de efluentes industriais e domésticos. A distribuição de água no planeta está assim efetuada: água do mar com
97%, geleiras com 2,2% e água doce com 0,8%. Sendo que, desse total de água doce, 97% corresponde à água subterrânea e somente 3% corresponde à água superficial. Um dado alarmante é que esses 3% que temos disponível, encontram-se mal distribuídos (VON SPERLING, 1996).
A qualidade da água que consumimos, a cada dia torna-se menor e o tratamento que poderia ser dado a efluentes industriais muitas vezes é deficitário ou inexistente levando a um sério grau de eutrofização dos corpos aquáticos onde este esgoto é lançado. Assim, águas que já foram usadas anteriormente, em processos mais nobres, podem ser utilizadas na irrigação, resfriamento de máquinas, aqüicultura ou recursos paisagísticos, reduzindo os desperdícios e dando mais vida útil as nossas reservas de água potável.
Segundo Santiago (1999), a reutilização de águas residuárias minimiza o impacto da poluição nas águas superficiais, conservando fontes de água de maior valor, e, fazendo uso dos nutrientes contidos nessas águas para crescimento de plantas. Além de mobilizar a crescente conscientização ambiental na sociedade.
O município de Maracanaú faz parte da Região Metropolitana de
Fortaleza (RMF) e possui uma população em torno de 200 mil habitantes,
conforme o censo de 2007. Maracanaú sofreu um grande crescimento populacional, devido principalmente a construção de conjuntos habitacionais que, em sua maioria, recebe a classe