Metodologia da Pesqueisa cientifica

7152 palavras 29 páginas
1. OBJETO DE ESTUDO

1.1 TEMA
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria. Pode ter sido sugerido pela entidade responsável pela parte financeira, portanto, “encomendado”, o que não lhe tira o caráter científico, desde que não se interfira no desenrolar da pesquisa; ou se “encaixar” em temas muito amplos, determinados por uma entidade que se dispõe a financiar pesquisas e que promove uma concorrência entres pesquisadores, distribuindo a verba de que dispõe entre os que apresentam os melhores projetos. Independente de sua origem, o tema é, nessa faz, necessariamente amplo, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. (LAKATOS E MARCONI; 2003, p. 201)

A escolha do tema constitui importante passo na elaboração de uma pesquisa bibliográfica. Isso não significa, porém, que o pesquisador de posse de um tema já esteja em condições de formular seu problema de pesquisa. Como foi visto no capítulo anterior, esse processo é bastante complexo - muito mais do que geralmente se imagina. Por isso, logo após a escolha do tema, o que se sugere é um levantamento bibliográfico preliminar que facilite a formulação do problema.
Esse levantamento bibliográfico preliminar pode ser entendido como um estudo exploratório, posto que tem a finalidade de proporcionar a familiaridade do aluno com a área de estudo no qual está interessado, bem como sua delimitação.
Essa familiaridade é essencial para que o problema seja formulado de maneira clara e precisa.
O tema de pesquisa de modo geral é formulado de maneira muito ampla, não favorecendo, portanto, a definição de um problema em condições de ser pesquisado. O levantamento bibliográfico preliminar é que irá possibilitar que a área de estudo seja delimitada e que o problema possa finalmente ser definido. O que geralmente ocorre

Relacionados

  • Memória do violão nordestino
    1048 palavras | 5 páginas
  • Efeitos do crack sobre a memória
    5718 palavras | 23 páginas
  • Crack
    6497 palavras | 26 páginas