GESTÃO ESTRATEGICA
Prof. Agnaldo
SÃO PAULO, MAIO
2014
Neudival Costa de Almeida
ARTIGO: “HSBC É MULTADO EM R$ 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONARIOS, DIZ MPT-PR”
Trabalho apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Unopar - EaD, como requisito para obtenção de nota nas disciplinas de: Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.
Professores: Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.
Prof. Agnaldo
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 5
3. Conclusão 7
Bibliografia 8
1. Introdução
O presente trabalho aborda a invasão de privacidade, ética, bem como os avanços tecnológicos e como este pode também trazer sérios problemas. Como base em jornais, artigos, livros serão desenvolvidos conteúdos que se depara a sociedade atual, visando uma ampla visão sobre os acontecimentos, atual no âmbito de trabalho.
2. Desenvolvimento
A ética tem se tornando cada vez mais imprescindível em todas as organizações,uma vez que dada a falta da mesma pode gerar grandes problemas e conflitos desagradáveis acarretados de prejuízos.
O banco HSBC foi condenado a pagar indenização de 67.500.000,00, por danos morais e coletivos por ter espionado entre os anos de 1999 e 2003. Um fato muito curioso e polemico, mas que traz muitas lições para o nosso cotidiano ,segundo o presidente do sindicato dos bancários de Curitiba,Otavio dias,a justiça foi feita.
O se pode perceber e que o banco citado acima extrapolou suas investigações, de forma brutal expondo a vida de seus colaboradores, atitude inaceitável que geram invasão de privacidade.
Entretanto, nesse contexto as relações de trabalho não poderiam ficar de fora ,sendo importante esclarecer que as leis