Graduado
A ordem Coleoptera é a maior ordem dos insetos e contém cerca de 40% das espécies conhecidas da classe. Compreende os insetos conhecidos como besouros, que se distinguem facilmente pela presença dos élitros. Mais de 300.000 espécies de besouros já foram descritas. Estes insetos variam em tamanho desde frações de milímetro até espécies grandes, com mais de 200 milímetros de comprimento. Apresentam regimes alimentares dos mais variados, tanto na forma larval como nos adultos; apenas a hematofagia não é conhecida na ordem. São encontrados em quase todo lugar; muitas espécies são de grande importância econômica.
Os besouros podem ser encontrados em quase todo tipo de habitat onde insetos podem ocorrer e alimentam-se de toda a sorte de materiais vegetais e animais. Muitos são fitófagos, muitos são predadores, alguns são necrófagos, outros alimentam-se de bolor ou fungos e alguns poucos são parasitas. Quanto ao habitat, muitos são aquáticos ou semi-aquáticos, alguns são subterrâneos e uns poucos vivem como comensais nos ninhos de insetos sociais. Quanto aos fitófagos, algumas espécies alimentam-se de folhas, algumas são brocas de troncos ou frutos, algumas fazem minas em folhas, outras atacam as raízes e outras ainda alimentam-se de partes de flores; qualquer parte de uma planta pode servir de alimento para algum tipo de besouro. Muitos besouros alimentam-se de produtos animais ou vegetais armazenados, incluindo vários tipos de alimento, roupas e outros materiais orgânicos. Certas espécies são admiráveis por sua capacidade de perfurar a capa de chumbo que reveste os fios telefônicos. Muitos besouros são de valor para o homem porque eles destroem insetos nocivos ou agem como necrófagos; as joaninhas são um bom exemplo de besouros predadores.
A cabeça, na maioria das espécies, é normal, arredondada, mas pode ser alongada, formando um rostro ou focinho, na extremidade do qual se encontra o aparelho bucal. Pode ser