graduado
O que é Marketing?
Parte superior do formulário
Todas as empresas – inclusive as empresas turísticas – buscam no cliente a fonte de lucros e sobrevivência. O que mudou ao longo dos anos foi a postura adotada perante este indivíduo. As empresas do Terceiro Milênio estão reestruturando sua filosofia e orientando seus esforços para melhor conhecer os seus clientes e, assim, obter maior retorno nas suas ações.
Analisemos a evolução destas relações: Anos 50/60 O cliente é comprador dos produtos da empresa.
Anos 70
O cliente merece ser tratado com todo o respeito; ele é Rei ! Anos 80
O cliente deve ser atendido de acordo com suas necessidades e desejos.
Anos 90
A empresa deve escolher uma classe de clientes (segmento) para ser a melhor a atender suas necessidades e desejos de compra.
Anos 2000
A empresa dinamiza suas ações para conhecer seus clientes, entender suas opções e escolhas, criar ou reformular produtos satisfatórios e ter flexibilidade suficiente para se movimentar no mercado. Analisando esta cronologia, podemos verificar que o principal elemento que mudou ao longo do tempo e afetou a visão das empresas sobre o consumidor foi a concorrência. Quando poucas empresas ofereciam um produto, era muito mais fácil impor a opção de cada uma.
Existindo um número maior de ofertas semelhantes, e até mesmo iguais, o cliente tem maior escolha, resultando em esforços, por parte das empresas, para atender a um tipo de cliente com EXCELÊNCIA, com QUALIDADE. Como Agir?
Para sermos mais precisos, o emprego do Marketing trata de sentir o mercado e intuir formas de suprir a demanda por produtos e/ou serviços.Mas por que isso, uma vez que parece óbvio ?
Simples, porque temos observado que a grande maioria, senão todos, os livros de Marketing, se concentram excessivamente em técnicas que poucas empresas podem aplicar totalmente.
Se a maioria das organizações encontra dificuldades para crescer e prosperar, a razão