filosofia moderna
Disciplina: Filosofia
FILOSOFIA MODERNA
Agrolândia
Agosto de 2013
2
1.INTRODUÇÃO
A Filosofia Moderna corresponde ao pensamento desenvolvido da metade do século XV ao final do século XVIII. O que chamamos de mentalidade moderna advém das transformações culturais, sociais, religiosas e econômicas que ocorreram na Europa deste período.
Os historiadores da filosofia designam como filosofia moderna aquele saber que se desenvolve na Europa durante o século XVII tendo como referências principais o cartesianismo , isto é, a filosofia de René Descartes, a ciência da Natureza galilaica, isto é, a mecânica de Galileu Galilei, a nova idéia do conhecimento como síntese entre observação, experimentação e razão teórica baconiana, isto é, a filosofia de Francis Bacon, e as elaborações acerca da origem e das formas da soberania política a partir das idéias de direito natural e direito civil hobbesianas, isto é, do filósofo Thomas Hobbes.
3
2.FILOSOFIA MODERNA
A filosofia moderna surge em contraposição a Filosofia Medieval, que era escolástica, tecnológica, enquanto a Moderna é humanista e antropocêntrica, o homem passou a ter o seu ponto de vista, sendo o centro das atenções, ênfase na fé como experiência individual, valorizando o individualismo e o espírito crítico, em busca de explicação científica. Os primeiros pensamentos sobre o pensar livre, provocados pela rendição da razão à soberania da fé durante a chamada idade média. Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles antes deles os filósofos da modernidade chamaram para o âmbito da inteligência e capacidade humana a tarefa de pensar o mundo. A sabedoria não é mais visto como algo sagrada e mística além da compreensão do homem comum, através do pensar, do raciocinar o homem é capaz de traçar seu próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento.
- Segundo Marilena Chauí