Graduada
O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil requer profunda atenção ao que se refere as suas peculiaridades e esquemas de cada faixa etária e o seu nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a acessibilidade, imaginação e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada. Nesse processo a criança traça um percurso de construção individual que envolve escolhas. Assim ,a arte nasce da auto-expressão e representa importante papel no desenvolvimento do conceito do eu e essa criatividade é exposta através da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, de brincadeiras ,assim ela exercita a independência, o desenvolvimento afetivo e o equilíbrio emocional. REVISÃO DE LITERATURA
As Artes Visuais estão intimamente ligadas ao cotidiano da vida infantil.Com o uso de diversos materiais de fácil acesso e até mesmo seu próprio corpo, tudo pode ser utilizado para expressar a sensibilidade.
READ HERBERT;reconhecia a Arte da criança como “manifestação espontânea e auto-expressividade”:valorizava a livre expressão e a sensibilização para o experimento artístico como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador,ou seja, as propostas eram centradas nas questões do desenvolvimento da criança.
Tais orientações salientavam a valorização da produção da criança e mostra a todos a necessidade e a capacidade da expressão artística no desenvolvimento psicomotor da criança.
MEDINA,SÂO PAULO; A expressão corporal em suas diversas variações esta ligada a vários aspectos da motricidade. O conhecimento e o domínio do próprio corpo podem ser estimulados através de atividades interessantes e prazerosas. O processo de aprendizagem da criança pode ser significativamente enriquecida pela ação educativa intencional.
THIESSEN,Maria Lúcia; afirma que:”adulto ou criança, se serve de formas diversas para expressar suas experiências pessoais.Como