graduacao
Se procurarmos uma definição de Engenharia, encontraremos: Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas (FERREIRA, 1986).
Segundo (TELLES, 1994), no seu livro História da Engenharia no Brasil, “a engenharia quando considerada como arte de construir é evidentemente tão antiga quanto o homem, mas, quando considerada como um conjunto organizado de conhecimentos com base científica aplicada à construção em geral é relativamente recente, podendo-se dizer que data do século XVIII”.
Em 1729, o engenheiro militar francês General Bernard Forrest Belidor publicou o primeiro livro que compilou “o que havia até então na ciência do engenheiro” (La Science dês Ingéniurs) e também foi pioneiro em fazer um estudo científico das estruturas de arcos e muros de arrimo, o que hoje é conhecimento aplicado na engenharia civil. Foi o engenheiro inglês John Smeaton, um dos descobridores do cimento Portland (século XVIII), que usou pela primeira vez o termo engenheiro civil como caracterização profissional, para distinguir dos engenheiros militares (TELLES, 1994)
2 A importância da Engenharia para a sociedade e para o Brasil
A Engenharia é sinônima de desenvolvimento. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando nos últimos anos. Nos países emergentes, como o Brasil, a Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.
Por estar intimamente ligada a tecnologia, a Engenharia Elétrica é de suma importância para o mundo moderno, onde é responsável desde o mais simples circuito eletrônico encontrado nas mais variadas