Gradientes
Os movimentos no sistema solar e da Terra foi o que motivou os seres humanos da pré historia a observação dos fenômenos físicos, no principio para a caça e pesca e mais ao final deste período para agricultura, criando assim um laço entre o cotidiano e observação do céu.
Assim a natureza humana de modificar o ambiente também estabeleceu novos padrões tanto na vida em sociedade quanto na hierarquia desta, onde a cultura mitológica era predominante fazendo um elo para facilitar os movimentos dos planetas e constelações as quais eram de extrema importância para a vida.
Nos tempos contemporâneos onde as pessoas recebem informações prontas em o esforço onde a informação e fácil de buscar a observação mais simples e deixada para traz onde o aspecto investigador da observação e imutável sendo na qual as informações de recebidas mais a informação trariam uma visão bem elaborada do céu.
A origem do Sistema Solar
“O sistema solar é composto pelo Sol, que concentra 99% da massa do sistema, e por todos os corpos que orbitam a seu redor” (Hinrichs e Porcher, 2000) [i].
Há diversas teorias sobre o a formação do sistema solar, as mais importantes descritas são hipótese Nebular[ii] ou teoria da Nebulosa primordial onde Hinrichs e Porcher fazem a explicação.
Teoria Nebulosa primordial: o Sol e os planetas começaram a se formar todos a partir de uma nebulosa em rotação. Onde essa teoria formulada por Kant (1775). “Ele propôs que o material do Sistema Solar se aglutinou por atração gravitacional a partir de material originalmente disperso”( Hinrichs e Porcher, 2000) . Tambem fazem usam a referencia de Laplace em 1830 onde mostram, “uma nebulosa em rotação, que estivesse se contraindo pelo efeito de sua própria gravidade, teria que aumentar progressivamente a sua velocidade angular para manter seu momentum angular” ( Hinrichs e Porcher, 2000). Eventualmente a força centrífuga excederia a atração gravitacional no perímetro da nuvem