Graca foster
Nº EDIÇÃO: 791 | Empreendedor do ano | 30.NOV.12 - 21:00 | Atualizado em 22.02 - 04:22
Graça Foster
Empreendedora do Ano. Ela tem uma obsessão: aumentar a produção de petróleo. E uma prioridade em sua vida: a Petrobras. E assim, ao seu jeito, está sacudindo e colocando a maior empresa do Brasil nos eixos.
Por Ralphe MANZONI Jr.
Quem já conhecia a sala da presidência da Petrobras, no 23º andar da imponente sede da avenida República do Chile, no Rio de Janeiro, vai notar uma diferença no espaço de mais de 50 metros quadrados, com vista para a Baía de Guanabara. Não se trata das fotos pessoais de Maria das Graças Silva Foster, de 59 anos, a atual presidente da companhia, com seus dois filhos – a médica Flávia e o jornalista Colin –, a neta e até com a presidenta Dilma Rousseff. Muito menos é a pequena bandeira do Botafogo, o seu time de coração. Atrás da cadeira na qual se senta diariamente por volta da 7h15 da manhã, quando chega à estatal, estão seis painéis de LCD, que repassam toda espécie de indicadores: produção, venda, importação, geração de energia, estoques, participação de mercado, etc., etc., etc.
"Quero aumentar a produção de óleo e sair desse incômodo que tenho com relação às ações da empresa"
Antes, havia ali o quadro Estrutura, do artista plástico gaúcho Iberê Camargo, que agora decora a parede da sala do diretor-corporativo e de serviços, José Eduardo Dutra. Nada simboliza melhor do que o painel high-tech o novo estilo de gestão que passou a reinar na Petrobras desde que Graça Foster, como ela prefere ser chamada, assumiu o comando da maior empresa brasileira, em fevereiro deste ano, no lugar do baiano José Sergio Gabrielli, o mais longevo presidente da história da companhia. Graça tem fixação por indicadores e metas. E por planejamento. E por gestão. E por prazos. Graça costuma ser taxada de centralizadora, mas diz que precisa estar por perto.
Dos 980 projetos do plano de negócios da estatal, cujo investimento de 2012 até 2016 é de