Controle de producao
Padrão De Controle:
Padrões de quantidade
Volume de produção
Nível de estoque
N°horas trabalhadas
Padrões de qualidade
CQ de MP
CQ de PA
Especificações do produto
Padrões de Tempo
Tempo-padrão de produção
Tempo médio de estocagem
Padrões de rendimento
Padrões de Custos
Custo de Produção
Custo de Estocagem
Custo Padrão
Métodos de Controle: * Controle Visual: mais utilizado * Controle Total: Controla todos os itens * Controle por Amostragem: parcial, amostras escolhidas ao acaso * Controle por exceção: sobre desvios ou discrepâncias, sobre erros ou falhas
Controle de Estoques: * Estocar significa guardar algo para a utilização futura * Ocupa espaço, segurado contra incêndio, roubo etc..
Gera custo * A falta pode acarretar na parada da produção. Gera
Custo
Controle:
Medir desempenho: Comparar com o planejado
Corrigir o desempenho: Identificar erros ou desvios
CONTROLE: acompanhando todo o processo e checando cada etapa. Controlar é acompanhar a execução, medir resultados conseguidos e comparar com o planejado. Controlar é medir desempenho, identificar desvios no planejamento, localizar erros tão logo ocorram e encaminhar correções.
O controle exige acompanhamento do volume produzido e dos recursos utilizados na produção - seja máquina, tempo, homem ou matéria-prima-, medindo índices de ocupação, ociosidade, consumo, perda etc., sempre relacionado por unidade fabricada. Se, por exemplo, o planejamento prevê consumo de 100 metros de madeira para a produção de cinquenta cadeiras, o índice a ser acompanhado é de dois metros por unidade fabricada, sendo este o número a ser controlado.
Todos os dados da produção são anotados em mapas ou relatórios apropriados, ficando