Governos gerais
DEVIDO AO FRACASSO DAS CAPITANIAS HEREDITARIAS, O REI DE PORTUGAL, D. JOAO III, DECIDIU CENTRALIZAR A ADMINITRAÇAO PARA COORDENAR A DEFESA CONTRA ATAQUES DE INDIOS E PIRATAS E, EFETIVAR A COLONIZAÇAO DO BRASIL. ADOTOU-SE O SISTEMA DE GOVERNOS- GERAIS. É BOM OBSERVAR QUE AS CAPITANIAS HEREDITARIAS FORAM MANTIDAS, POREM AGORA SUBORDINADAS AO CONTROLE DOS GOVERNOS GERAIS. O SISTEMA DE GOVERNOS GERAIS FOI CRIADO EM 1548, ATRAVES DE UM DOCUMENTO OFICIAL DENOMINADO “REGIMENTO “ .
COM O GOVERNO- GERAL,FORAM CRIADOS TAMBEM OS CARGOS DE:
-OUVIDOR-MOR, RESPONSAVEL PELA DISTRIBUIÇAO DA JUSTIÇA.
-PROVEDOR-MOR ,RESPONSAVEL PELAS FINANÇAS E ARRECADAÇAO DE TRIBUTOS .
-CAPITAO- MOR, RESPONSAVEL PELA DEFESA DAS TERRAS .
ESSES 3 CARGOS CRIADOS TINHAM O OBJETIVO DE AUXILIAR O GOVERNADOR GERAL NA ADMINISTRAÇAO DA COLONIA (BRASIL). CADA UM DESTES CARGOS POSSUIA UM REGIMENTO PROPRIO E O SEU TITULAR, NA AREA DE SUA COMPETENCIA,ERA A AUTORIDADE MAXIMA NO BRASIL . É BOM OBSERVAR TAMBEM QUE , COM A CRIAÇAO DO GOVERNO- GERAL, IMPLANTAVA-SE UMA AUTORIDADE JURIDICAMENTE SUPERIOR AO DONATARIO.
A CAPITANIA DA BAHIA TORNOU-SE SEDE DO GOVERNO GERAL E, AS DEMAIS CAPITANIAS HEREDITARIAS FORAM SENDO GRADUALMENTE TRANSFORMADAS EM “ CAPITANIAS REAIS” .
- GOVERNO-GERAL DE TOMÉ DE SOUZA:
O PRIMEIRO GOVERNADOR-GERAL NOMEADO PELO REI DE PORTUGAL FOI TOME DE SOUZA, QUE GOVERNOU DE 1549 A 1553. A SUA VINDA PARA O BRASIL FOI ACOMPANHADA POR FUNCIONARIOS NECESSARIOS Á ADMINISTRAÇAO, RELIGIOSOS DA ORDEM JESUITICA, CHEFIADOS PELO PADRE MANUEL DA NOBREGA. COM A CHEGADA DOS PADRES JESUITAS, TEVE INICIO A OBRA DE EVANGELIZAÇAO DOS INDIGENAS. EM 1551, CRIA-SE O PRIMEIRO BISPADO NO BRASIL. A VILA DE SALVADOR , É FUNDADA EM 1549 E TORNA-SE A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL .
- GOVERNO-GERAL DE DUARTE DA COSTA : O SEGUNDO GOVERNADOR-GERAL DUARTE DA COSTA, ENFRENTOU DURANTE O SEU GOVERNO