Oligopólio nas indústrias farmaceuticas
O oligopólio é uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, já que um grupo reduzido de empresas comanda os preços de produtos que variam desde remédios a carros e cervejas. O presente trabalho cita de forma abrangente as características predominantes dessa estrutura. As Indústrias Farmacêuticas foram escolhidas como o setor para demonstrar as características referentes ao oligopólio. Temos a histórias de três grandes laboratórios de Goiás como exemplo. Que são eles a Neo-Química, o Laboratório Teuto Brasileiro e a Novafarma. Estas são algumas empresas que comandam a o preço de medicamentos no estado de Goiás, tendo algumas delas alcance nacional.
1.OLIGOPÓLIO
O oligopólio é uma estrutura de mercado que se caracteriza pela existência de um reduzido número de produtores e vendedores, produzindo produtos que são substitutos próximos entre si. A noção fundamental ao oligopólio é a de interdependência econômica. Então, se todos os produtores são importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, as decisões sobre o preço e a produção de equilíbrio são interdependentes, porque a decisão de um vendedor influi no comportamento econômico dos outros vendedores. É uma estrutura de mercado que, hoje, prevalece no mundo ocidental (inclusive no Brasil), como, por exemplo, na indústria do transporte aéreo, rodoviário, químico, siderúrgico e de certos tipos de serviço.
1.1 OLIGOPÓLIO – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
• A existência de indústrias produtoras de bens com um número limitado de concorrentes. Poucos vendedores oferecendo produtos idênticos ou similares • A interdependência estratégica entre as empresas do sector, na medida em que as decisões tomadas por qualquer um deles possam influenciar a conduta adotada pelos outros. • Cooperação entre as firmas agindo como monopolista e produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço acima do custo marginal
2.VARIAÇÕES DE OLIGOPÓLIO
2.1 CARTEL