governo
AULA PRÁTICA NO 15 – FLUXOGRAMA – 05 DE AGOSTO
PROF. RODRIGO DI MONACO
NOME
RA
TURMA
Objetivos do experimento: O objetivo da prática desta aula é demonstrar a necessidade que existe em desmembrar os processos em alguns momentos, e em outros conectá-los em uma planta única de processo, de forma a tornar o processo uma realidade de gestão mais simplificada.
Conhecimentos desenvolvidos durante a aula: Conhecimento e aplicação de fluxograma de processos; balanço mássico; cálculos em operações de processos simples.
Habilidades necessárias: Visão holística e visão sistêmica, organização de dados, operações com porcentagem, cálculo de densidade, análise de dados.
Atitudes esperadas: A partir da execução da atividade em aula, espera-se que o aluno seja capaz de organizar-se de maneira adequada para fazer o desenho do fluxograma do processo, bem como seu balanço mássico e organização e efetivação dos cálculos. Também é alvo da prática a organização que o grupo em relação à opção por um tipo de relatório e a sua organização.
INTRODUÇÃO:
Basicamente, um fluxograma pode ser definido como um diagrama utilizado para representar a sequência dos processos, através de símbolos gráficos. Os símbolos do fluxograma proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento.
Analisando de uma maneira mais abrangente, os fluxogramas são facilitadores, que visam garantir a qualidade e aumentar a produtividade, através da visualização dos diferentes tipos de atividades e/ou diferentes partes do processo. Vale notar que o fluxograma não é de serventia apenas industrial, mas na realidade, ele é parte da gestão do processo, e nesse sentido, ele é responsável por melhorias no processo, que engloba, por exemplo, a compreensão de uma maneira mais eficaz do processo de trabalho, a amostra dos passos para a realização do trabalho e até eventualmente, a criação de uma rotina normativa de