ativo e passivo
Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas: (a) análise descritiva da amostra e das respostas; (b) análise da associação com o teste do qui-quadrado entre respostas e tipo de IES ou formação do docente e com o teste t para comparar as médias dos diferentes grupos; (c) analise de regressão buscando explicar a média geral da compreensão dos conceitos com base no tipo de IES e titulação do docente.
O estudo da Teoria Contábil torna-se importante não apenas para pesquisadores e acadêmicos, mas também para aqueles cuja atuação profissional encontra-se relacionada à Contabilidade. O domínio da mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade de estimular a pesquisa acadêmica a fim de encontrar métodos de mensuração de ativos e passivos, fornecendo um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade.
Para Watts e Zimmerman (1986), o objetivo da teoria contábil consiste em explicar e predizer a prática contábil. A partir do momento em que se consegue explicar os fenômenos contábeis, com o embasamento da racionalidade natural, e o enfoque da metodologia indutiva, além de fazer ciência, também desperta no pesquisador a necessidade de raciocinar, analisando as variáveis e suas relações de causa e efeito.
Para Broedel (2002) a Contabilidade foi uma disciplina baseada em normas, e foi assumindo um caráter mais científico com os