Governança
O setor de energia elétrica é de extrema importância e desempenha um papel estratégico no desenvolvimento e bem-estar do país. A sociedade possui elevado grau de dependência da energia elétrica, seja no setor produtivo ou no uso residencial. Assim, este setor depende de constantes e substanciais investimentos para a realização de projetos de ampliação de capacidade para atendimento de demandas crescentes de energia elétrica, além da realização de manutenção e aumento da estabilidade do sistema. Na última década, diversas empresas do setor abriram seu capital através da emissão de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) para a captação de recursos para aumento da capacidade.
O presente trabalho apresenta uma caracterização da Governança
Corporativa, enfatizando sua importância na geração de valor das ações das empresas do setor de energia elétrica. Este estudo busca identificar o impacto da adoção de padrões diferenciados de práticas de Governança Corporativa no aumento da riqueza gerada aos acionistas de empresas do setor energético.
Esta questão se faz muito pertinente devido aos diversos custos envolvidos na implantação da governança corporativa, além de impactos organizacionais significativos que devem ser analisados e considerados pelos gestores da organização.
Portanto, este trabalho propõe analisar o impacto da implantação de níveis diferenciados de prática de governança corporativa no valor de mercado das empresas e na riqueza gerada aos acionistas da Eletropaulo, CPFL e Light.
Palavras chaves: Setor Elétrico; Governança Corporativa; Valor da Ação.
Abstract
The electricity sector is extremely important and plays a strategic role in the development and welfare of the country. The society has a high degree of dependence on electricity, whether in the productive or residential use. Thus, this sector depends on constant and substantial investments to carry out projects to expand capacity in order to keep up with growing demands of