Compatibilização de projetos
Turma CA-Engenharia Civil
Na aula sobre integração de projetos arquitetônicos, estruturais e projetos complementares de uma obra, tomamos conhecimento que a compatibilização dos projetos tem por função principal a integração das soluções adotadas nos projetos de arquitetura, estrutura, instalações prediais, impermeabilização, etc.
A compatibilização define-se em uma atividade de gerenciar e integrar projetos afins, visando o ajuste entre os mesmos e conduzindo para a obtenção dos padrões de controle de qualidade da obra.Tendo assim, a junção de especialidades diferentes no campo arquitetônico, estrutural e complementares de engenharia.
Com essa integração, pode-se apontar e propor adequações necessárias para o ajuste entre as especialidades envolvidas, em diferentes etapas da elaboração do projeto, simplificando a execução, antecipando eventuais problemas e minimizando conflitos e retrabalhos durante a obra, levando em consideração que para cada área diversa envolvida tem-se um profissional preparado para lhe dar com as especificações.
Sendo assim, concluímos que para se ter um bom projeto, deve haver o diálogo entre as partes envolvidas, em que todas as decisões, alterações e limitações do projeto devem ser compartilhadas entre os profissionais, levando em conta que nenhuma modalidade é mais importante que a outra e todas são importantes e se completam.
Relatório visita ao Laboratório de Materiais
27/09/13
A aula prática no Laboratório de Materiais de Construção foi bastante enriquecedora e produtiva. Tivemos o conhecimento de como preparar o concreto, o qual é composto por uma mistura de cimento portland, areia, pedras britadas e água, além de materiais eventuais, como aditivos.
Após o seu preparo, foi realizado o método conhecido como Slump Test, que permite verificar a consistência desse concreto utilizando uma forma cônica, na qual se adiciona uma massa de