Governança Hoteleira
A GOVERNANTA
Considerado um dos itens onde tudo deve estar em perfeita harmonia, a governança é o departamento que se ocupa basicamente com a arrumação dos apartamentos, com a lavanderia/rouparia e com a limpeza geral; a governanta tem papel imprescindível no andamento do hotel, sendo assim, ela deve ser uma pessoa que possua um excelente nível de conhecimento e habilidades para poder dirigir com competência este importante setor, ela deve ser uma pessoa ativa, compreensiva, cordial, disposta, responsável, íntegra e organizada.
Quando se fala sobre governança de um hotel no Brasil, na hotelaria e entre hoteleiro, os tópicos mais comuns são os problemas, os erros e as falhas desse departamento, seja na área de logística, recursos financeiros, de materiais apropriados e principalmente mão-de-obra especializada, seria muito cômodo e, para os dias atuais, inapropriado para um Diretor Operacional ou um Gerente Geral, e mesmo para as chefias de outros departamentos, perpetuarem esse pensamento.
A governanta poderá ser auxiliada por assistentes e supervisores, cada uma delas com atribuições e responsabilidades especificas. Portanto, o trabalho da governanta, a seguir descrito, poderá ser delegado dependendo do tamanho do hotel.
ADMINISTRAÇÃO DE GOVERNANÇA EM HOTÉIS
Independente de categoria e do tipo de hotel, todo hospede espera encontrar conforto, bem-estar e segurança, objetivo da empresa hoteleira é suprir essas necessidades e expectativas de seu cliente. A equipe da governança desempenha papel fundamental nessa tarefa, além de ser a própria essência da empresa hoteleira que existe para alojar o hóspede, onde também sua intimidade está sendo exposta.
Leva-se tempo até montar uma equipe adequada e mantê-la, engana-se quem acredita que a capacidade desses profissionais seja muito limitada, quanto mais delegar os serviços e as responsabilidades maior retorno positivo terá.
Estar à frente de uma governança é um grande desafio