Governança em TI
Clone() – Retorna um novo objeto da classeDataTable com a mesma estrutura da tabela original, sem os dados preenchidos. AcceptChanges() – Efetiva todas as mudanças realizadas na tabela. Nenhuma das operações realizadas nos dados de uma tabela é definitiva até que o método AcceptChanges seja executado. RejectChanges() – Ignora todas as alterações realizadas na tabela, desde sua carga ou desde a última chamada do método AcceptChanges. BeginLoadData() – Desativa as verificações de restrição, indexação e notificações de um objetoDataTable, otimizando a carga dos dados na tabela. EndLoadData() – Ativa as verificações de restrição, indexação e notificações de um objetoDataTable, após a carga dos dados.
Select() – Filtra e/ou ordena os registros de acordo com um filtro, retorna um vetor de linhas (DataRows). Tem o funcionamento muito semelhante ao do comando SELECT da linguagem.
NewRow() – Instancia uma nova linha com a mesma estrutura da tabela e retorna sua instância para manipulação. É necessário utilizar o métodoAdd da propriedade Rows para adicionar a linha à tabela.
MVC (Model-View-Controller) é um padrão de arquitetura que visa a separação do sistema em 3 camadas: o modelo, a apresentação e o controlador.
Modelo: O modelo basicamente toma conta do domínio da sua aplicação. É ele quem gerencia os acessos aos dados do seu sistema.
Apresentação: Gerencia a interface com o usuário.
Controlador: Interpreta toda a interação com o usuário, realizando as regras de negócio do seu sistema e fazendo o intermédio entre o Modelo e a Apresentação.
A idéia é criar módulos independentes que possam ser substituídos por outros, caso necessário.