Governança de TI
Planejar e Organizar: Através deste domínio consegue-se planejar e definir as estratégias da empresa para atingir os resultados esperados, nesta fase é preciso definir qual será a direção para entrega de soluções e serviços.
Adquirir e Implementar: Neste domínio precisa-se identificar e implementar as soluções que serão parte dos processos do negocio para que a estratégia de TI possa ser executada.
Entregar e Suportar: O domínio Entregar e Suportar recebe as soluções e entrega para ser usadas e se preocupa que todos tenham acesso.
Monitorar e Avaliar: Monitora que tudo corra bem para garantir que o planejamento inicial possa ser alcançado, ainda avalia o sistema de TI para verificar se está atendendo as necessidades, controla também que tudo esteja na norma.
2. Como o Cobit está inserido em Governança de TI?
Criado por profissionais com muitos anos de experiência na área de TI e mantido pela ISACA, hoje o COBIT é uma das melhores ferramentas de boas pratica adotados por muitas empresas no mundo inteiro. A finalidade do COBIT é harmonizar e padronizar o uso de boas pratica de TI abrangendo, por isso, todas as atividades de TI. Quando implantado de forma correta essas práticas irão ajudar a aperfeiçoar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e facilitar a identificação de processos errados.
Portanto o COBIT é um suporte de Governança que ajuda a entrega de serviço, gerencia os riscos e garante a integridade das informações, um framework de controle de processos e de negócio.
3. Descreva, com suas palavras, os principais objetivos do ITIL. (2 pontos)
Os objetivos principais da ITIL são Alinhamento estratégico da TI com o negocio, ou seja, utilizar as boas pratica do ITIL para agregar valor ao negocio e ter uma gestão dos recursos e serviços eficaz. Devido também a um mercado sempre mais competitivo, o ITIL fornece meios para