Governança de ti: cobit em pequenas e médias empresas
CARLOS CRISTHYANO BITTARELLO
GOVERNANÇA DE TI: COBIT em pequenas e médias empresas
Chapecó – SC 2010
CARLOS CRISTHYANO BITTARELLO
GOVERNANÇA DE TI: COBIT em pequenas e médias empresas
Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Processo e Desenvolvimento de Software, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Chapecó.
Orientador: Prof. Edinardo Potrich
Chapecó - SC 2010
Dedico esse trabalho a minha esposa, meus pais e irmãos, por meus conhecimentos, sonhos, paciência, e principalmente pelo saber.
AGRADECIMENTOS
- A Deus, por estar sempre ao meu lado, por me ajudar na paciência e no saber. - Ao Professor Edinardo, pela paciência, ajuda e principalmente pelo apoio e competência na coordenação do trabalho. - À minha família, fonte da minha força e saber. - Aos colegas, por toda a convivência.
RESUMO
Com a evolução da tecnologia surge a necessidade das instituições aprimorarem os seus processos e sua infraestrutura. Para auxiliar nesse processo de crescimento organizacional existe a governança de TI, a qual tem o intuito de auxiliar na tomada de decisões da instituição. Este trabalho inicialmente apresenta o que é governança de TI, bem como alguns modelos de práticas que auxiliam na governança. Após será demonstrado o COBIT e sua aplicabilidade, bem como demonstrar como é possível implementar o domínio “Adquirir e Implementar” em pequenas e médias empresas. Com base nos conceitos apresentados neste trabalho foram definidas algumas atividades que auxiliam na implantação do COBIT em pequenas e médias empresas. Palavras Chave: Governança de TI, COBIT, pequenas e médias empresas.
ABSTRACT
With the evolution of technology comes the need for institutions to improve their process and their infrastructure. To assist in that organizational growth process, there is IT governance, which aims to assist the