Web semântica e sua aplicação na tomada de decisão médica
1 Anderson Dutra Moura, 2 Luciano Cebula, 3 Luiz Fernando de Almeida Garrett
1,2Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Brasil
3Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde,
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil
Resumo - Este artigo apresenta o conceito de Web Semântica, projeto que busca tornar compreensível o conteúdo disponibilizado na Internet para usuários humanos e computacionais, criando um ambiente onde o conhecimento pode ser armazenado e explorado com maior facilidade, permitindo tomadas de decisão médica com alta qualidade.
Palavras-chave: Web Semântica, Internet, Inteligência Coletiva, Tomada de Decisão Médica.
Abstract - This paper shows the Semantic Web’s concept, project that tries to make comprehensible the contents of the Internet to human and computer users, creating an ambient where the knowledge can be stored and explored easily, that allows medical-decision making with high quality.
Key-words: Semantic Web, Internet, Collective Intelligence, Medical-Decision Making.
Introdução
A revolução da informação teve seu início com a invenção da escrita na Mesopotâmia e desde então, tem sofrido constantes evoluções. Peter Druker afirma que a revolução da informação será uma revolução de conceitos, ela visa definir o significado da informação e qual seu propósito, por exemplo: definir sobre os novos conceitos das tarefas que são realizadas com a ajuda da informação e das instituições e como efetuar essas tarefas [1]. Uma possibilidade de evolução se apresenta através da Inteligência Coletiva – um ambiente onde cada um dos membros comenta o que faz, tentando construir um saber comum, ao mesmo tempo em que têm liberdade de propor teorias diferentes. De posse do conceito de Inteligência Coletiva e apoiado por pesquisadores como