Governança da TI
De acordo com o Instituto de Governança da Tecnologia da Informação (2007), a Governança da TI é uma responsabilidade da junta de diretores e administradores executivos, sendo composta de estruturas organizacionais e de liderança e processos que garantem a sustentabilidade e a realização das estratégias e dos objetivos da empresa.
A Governança da TI, segundo o Instituto de Governança da Tecnologia da Informação (2007), é executada da seguinte forma:
“A governança da TI ocorre em diferentes camadas, com líderes de equipes fornecendo relatórios aos seus gerentes e recebendo direções dos mesmos. Os gerentes, por sua vez, fazem seus relatórios aos executivos, que irão fornecer as informações para os diretores. As informações que indicarem um desvio dos objetivos vão geralmente incluir recomendações para ações em que devem ser endossadas pela camada de governança.”(IT GOVERNANCE INSTITUTE, 2007, p11)
Segundo Teclógica (2012), para que a governança da TI seja feita corretamente, e consequentemente da governança corporativa como um todo, existem elementos chamados de frameworks. Segundo o Instituto de governança da TI (2007), frameworks são sistemas que direcionam e controlam a TI dentro da empresa, sendo os responsáveis em designar a autoridade da tomada de decisões e responsabilizar indivíduos pelas decisões que os mesmos tomam. A hierarquia de decisões se divide em três camadas:
• Camada do conselho de administração: onde diretores avaliam, dirigem e acompanham o desempenho da TI contra seus planos, políticas internas, obrigações externas e objetivos estratégicos.
• Camada de gestão: onde é feito o plano de gestão, a supervisão, checagem e atuação para um aproveitamento eficiente dos recursos da TI.
• Camada de processo: onde as atividades são realizadas, controladas e verificadas em alinhamento com os objetivos de negócios.