Governa TI
Nome:
RA:
Francisco Neto de Oliveira Junior
261792014
Wellington Machado dos Santos
266932014
Willian Wilson de Brito
268692014
William Alves de Oliveira
274102014
Rafael do Carmo Alcântara
94907
William Machado dos Santos
266942014
De acordo o Autor do livro Implanto a Governança de Ti – Agnaldo Aragon Fernandes e Vladmir Ferraz de Abreu, existem vários tipos de modelos de governança, o qual nas últimas décadas vem evoluindo, afim de melhorar os modelos de melhores práticas de TI.
Antes de entrar no assunto da Matriz Raci, acho importante abordar e inserir sobre modelos de Governança;
Cap. 4 – Os Papéis da Governança de TI na Organização
Uma das grandes questões que se coloca sobre a Governança de TI é quanto ao seu papel na organização de TI e fora dela (ou seja, “quem faz o quê”). Nossa experiência tem demonstrado que a falta de papéis e responsabilidades bem definidas é um grande obstáculo para a implantação da Governança de TI.
Exemplo;
E aí, qual seu modelo de governança de TI?
Posted on June 8, 2014 by Emerson Dorow
No post de hoje vou trazer um assunto para discussão. Nós da área de TI trabalhamos, e trabalhamos muito. Damos suporte, implantamos ferramentas (para TI e negócio), construímos processos e indicadores, buscamos o tal do alinhamento entre TI e negócio.
Normalmente o planejamento e a execução não aparecem, pois não é fácil tornar o serviço tangível. Na verdade, TI é normalmente lembrada quando algo para de funcionar. O cliente (negócio) quer o resultado com o melhor custo possível. O que acontece dentro da TI para efetuar a entrega “não interessa muito”. Porém, na minha opinião, é muito importante ter um modelo de governança da TI escrito e publicado, pois mostra a organização da área. Fica mais fácil promover as melhorias a partir de algo concreto, inclusive para explicar como funciona a área para os gestores da empresa. Eu sempre penso: errar por uma falha no planejamento, e não por