gosto não se discute - treina-se
William Douglas
www.williamdouglas.com.br
Gosto não se discute, treina-se*
Todos temos aquelas matérias que gostamos mais e aquelas com as quais não nos identificamos. Muitos continuam evitando e protelando o estudo daquelas disciplinas que não gostam. Entretanto, é importante saber que estudar é divertido, independente de gostar ou não da matéria, estudar deve ser considerado algo prazeroso, um hábito de vida, inclusive e principalmente o estudo daqueles assuntos que não valorizamos muito ou com os quais não nos identificamos. Mantenha algo em mente:
Você não gosta de uma matéria porque a aprende.
Você aprende uma matéria porque gosta dela.
Se você quer começar a aprender uma matéria,
Comece por aprender a gostar dela.
Portanto, se há matérias que você não gosta ou que não quer lidar, está na hora de mudar de atitude. Se até ontem você estudava mais as matérias que gostava. Agora, é hora de gostar de todas e como gosta de todas, deve estudar mais as que ainda sabe menos.
Tenho um amigo que queria ser Promotor de Justiça. Ele adorava Direito Penal e Processual Penal e detestava Direito Civil e Processual Civil. Por isso, só estudava o que gostava. Eu disse a ele para estudar o que sabia menos. Cheguei a conseguir um estágio com um excelente Promotor, exatamente na área em que ele era mais fraco. Sabe por que ele não fez este estágio? Porque recebeu um convite para estagiar no Tribunal do Júri, na área em que ele mais amava. Quando falou-me isto, todo orgulhoso, eu disse que ele estava fazendo a besteira do século, mas não adiantou.
O final da história é que ele sempre ficou reprovado no concurso para Promotor exatamente em Direito Civil e Processual Civil. Da última vez em que nos falamos, era Delegado de Polícia (concurso em que não cai Direito Civil e Processual Civil). Ser Delegado é uma das profissões mais emocionantes e interessantes que conheço, da qual sinto saudades. O problema é que este não era o sonho do meu