gordura de frango
UFTM
Vitor Furlan Mendonça
Matheus Demarchi
Gustavo Pedreira de Menezes
Nicolau Fornazieri de lima
Cláudio Felipe Nogueira
201210901
201310918
201110882
201110566
201110694
A reologia é o ramo da mecânica dos fluidos que estuda as propriedades físicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento de fluido. A propriedade mais conhecida é a viscosidade e é a única e caracteriza os fluidos newtonianos.
A viscosidade pode ser caracterizada em 2 tipos:
Viscosidade Dinâmica: é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância.
Viscosidade Cinemática: é basicamente a viscosidade dinâmica, divida pela densidade do fluido.
Através de uma técnica denominada reometria podemos caracterizar um fluido em newtoniano ou não newtoniano. Um fluido newtoniano apresenta tensão de cisalhamento proporcional à taxa de deformação, o que não ocorre nos fluidos não newtonianos.
Temos na reometria como base para fluidos newtonianos um modelo matemático conhecido como Modelo de Newton, que é utilizado para determinar a viscosidade do fluido. Temos então: η0 -> viscosidade dinâmica do fluido. τc -> tensão de cisalhamento. dγ/dt -> taxa de deformação do fluido.
Além do Modelo de Newton, temos ainda outros três modelos matemáticos, são eles:
◦ Lei da Potência: (fluidos dilatantes e pseudoplásticos)
◦ Modelo de Bingham: (fluidos plásticos de Bingham)
◦ Modelo de Herschel-Bulkley:
Onde: η0 -> índice de consistência do fluido. τc -> tensão de cisalhamento. dγ/dt -> taxa de deformação do fluido. n -> parâmetro do modelo. τ0 -> tensão inicial de cisalhamento.
Comportamento reológico de fluídos newtonianos e não newtonianos: Determinar o comportamento reológico da gordura de frango em diferentes temperaturas. Avaliar também o comportamento reológico do mel e do iogurte batido, considerando temperatura