Goias
INTRODUÇÃO
O seguinte texto irá mostrar o Noroeste Goiano em suas diversidades e apresentará além de seu contexto histórico; aspectos demográficos, sociais, econômicos, físicos, culturais, entre outros.
Palco de grande participação no apogeu do ouro o Noroeste Goiano é uma região do Estado de Goiás que revela grandes surpresas e admiração ao ser estudada e pesquisada. Aqui irá procurar mostrar essa Região de Goiás em sua realidade.
HISTÓRICO
Os primeiros habitantes do Noroeste Goiano foram os índios seguidos pelos europeus.
A primeira região ocupada de Goiás foi à região do Rio Vermelho. Fundou-se o Arraial de Sant´Ana, que depois seria chamado Vila Boa e, mais tarde, cidade e Goiás, sendo durante 200 anos a capital do território. Pelos registros da capitação sabemos que dez anos depois, em 1736, já haviam as minas de Goiás 10.263 escravos.
O povoamento determinado pela mineração do ouro é um povoamento muito irregular e instável, sem nenhum planejamento, sem nenhuma ordem. Onde aparece ouro, ali surge uma povoação; quando o ouro se esgota, os mineiros mudam-se para outro lugar e a povoação definha ou desaparece.
CARACTERIZAÇÃO GEOPOLÍTICA DA MESORREGIÃO NOROESTE
O Estado de Goiás encontra-se divido em cinco Mesorregiões. Essas, por sua vez, se subdividem em 18 Microrregiões, que obedecem a delimitações de caráter sociocultural, econômico e geográfico.
A Mesorregião Noroeste Goiano é composta por 23 (vinte e três) municípios, formada pela Microrregião São Miguel do Araguaia, pela Microrregião Rio Vermelho e pela Microrregião Aragarças, ocupando um território de 15.543,894 km², o que corresponde a 4,57% do total do território de Goiás.
As divisões das Unidades Federativas por município, região metropolitana, mesorregião e microrregião atendem a identidades socioeconômicas, bem como espaciais.
Essas divisões atendem, também, a outros aspectos como a formulação de estratégia de planejamento para investimentos governamentais,