A importância da segurança do trabalho em uma organização
Bianca de MedeirosWillians Fabricio Cordeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Seg0033) – Prática do Módulo I
23/11/10
RESUMO
A equipe de segurança do trabalho tem a função de promover inspeções nos locais de trabalho, identificando as situações de riscos e tomando as providências necessárias.Distribuir, determinar e inspecionar a utilização dos EPI e EPC.Dar suporte técnico a CIPA, e coordenar a realização da SIPAT semestralmente.
Palavras-chave: Cipa. Normas. Segurança.
1 INTRODUÇÃO
A CLT determina em seu artigo 162 que as empresas deverão manter serviços especializados em segurança e medicina do trabalho, conforme normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.
A CIPA tem como finalidade prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, acarretando na preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.
Deverão compor a CIPA membros eleitos pelos empregados e membros indicados pelo empregador. Os membros eleitos pelos empregados para cargo de direção da CIPA não poderam ser demitidos arbitrariamente ou sem justa causa desde a candidatura até um ano após o final de seu mandato.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa deverá proporcionar o treinamento para os membros da CIPA com os seguintes itens: Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; Noções sobre as legislacões trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
O objetivo da segurança do trabalho é supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente, que regulam a