Microeconomia
TEORIA MICROECONÔMICA II
Belo Horizonte – MG
2012
TEORIA MICROECONÔMICA II
Pesquisa em grupo, referente à disciplina de Teoria Microeconômica II do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, ministrado pelo tutor: Roberto Mercadante.
Belo Horizonte – MG
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
ÁREAS DE INFLUÊNCIA DIRETA 05
ESTRUTURA DO PREÇO DE VENDA 06
FORMAÇÃO DE PREÇOS SEGUNDO COMERCIANTES 07
CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca comentar sobre cada elemento na análise dos custos e na formação do preço de venda, conceituando-o e buscando compreender seu comportamento nas operações comerciais, sendo elaborado uma pesquisa de campo com duas empresas para analisar quais foram as ferramentas utilizadas para a formação de seus preços. A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também, outros objetivos desejados. As definições do preço de venda envolvem aspectos muitas vezes analisados de forma rotulada, baseadas em dados e informações históricas ou subjetivas, apenas com alguma base científica, no entanto, não podendo mais ser objeto de decisões empíricas, tornando necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos.
Para conhecer esses elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como os relacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente no quais estão inseridas, pois, qualquer decisão sobre preço de venda poderá provocar alterações em todas as