Goiaba
Descrição: A goiabeira e uma planta de pequeno porte, pode atingir 3 a 6 m de altura, tronco tortuoso, folhas simples e opostas. As flores são brancas, isoladas ou em grupos de 2 ou 3, situando-se nas axilas das folhas e nas brotações de ramos maduros. O fruto é baga com tamanho entre 5-7cm quando maduros, de coloração amarela por fora e vermelha ou branca por dentro
Sua origem é América Tropical, em especial na região do Brasil e das Antilhas.
O fruto da goiaba apresenta como principais nutrientes cálcio, fósforo, ferro, carboidrato e vitaminas A, B, C e PP.
Para propagação normalmente feito por sementes, mas recomenda-se a enxertia por borbulhia ou garfagem.
Variedades : IAC-4, Rica, Paluma, Monte Alto Vermelha, Ogawa, Guanabara, Kumaiga, Ruby Supreme, Webber Supreme, Indiana Vermelha.
Espaçamento:Para industria, 5 x 8 m ou 7 x 7 m (250 ou 204 plantas /ha) e, para mesa, 5 x 6 m (330 plantas/ha).
Poda: A poda de formação deverá ser feita, seja qual for a finalidade da cultura. Além desta, deve ser eliminados, através de podas periódicas, os ramos defeituosos, secos ou baixos. Quando destinada à produção de frutos de mesa, as podas (longas) deverão ser feitas anualmente, no inverno, encurtando-se os ramos do ano anterior.
Clima e Solo:Adapta-se bem em qualquer local região do Brasil, mas são considerados ideais os locais com precipitação média anual superior a 1. 000 mm, bem distribuída, e temperatura média anual entre 18 e 25ºC. Não tolera geadas e ventos frios. Os solos, argilosos ou arenosos, devem ser profundos e bem drenados, pois a goiabera não prospera em terrenos encharcados, pantanosos, mal arejados ou impermeáveis. Para propagação normalmente feito por sementes, mas recomenda-se a enxertia por borbulhia ou garfagem.
Controle de pragas e doenças: A goiabeira, durante as diferentes fases de seu desenvolvimento, pode sofrer ataques de um número de pragas relativamente grande. Entre as mais importantes