Godiva
Entre as várias classificações dos Materiais Dentários, utilizamos a classificação no que se refere ao seu potencial elástico. A Godiva e a Pasta Zinco-enólica são Materiais de Moldagem Anelásticos.
*Anelástico quer dizer: material totalmente inelástico ou seja, que não apresenta elasticidade.
Materiais que possuem esta propriedade são rígidos e facilmente friáveis (quebradiços).
GODIVAS
Apresentam-se em forma de Placa e de Bastão. Constituídas, segundo van Noort, de "combinação de resinas e ceras, plastificadores e cargas", bem como agentes corantes. São classificadas como materiais anelásticos, termoplásticos e amorfos.
*Termoplásticos são polímeros que, quando em temperatura ambiente são sólidos e quando aquecidos até sua temperatura de fusão, tornam-se maleáveis. Dessa forma, passando da fase sólida para a líquida ocorre transição vítrea.
Entre as ceras mais utilizadas na composição das godivas, está a cera de abelhas, que forma a matriz da maioria desses materiais disponíveis no mercado. Em geral, esta cera à temperatura ambiente, é bastante quebradiça e em temperatura de fusão, 60 a 65ºC é muito fluida para o manuseio, dessa forma, para melhorar suas propriedades, adicionam-se na fórmula da Godiva agentes plastificadores que podem ser guta-percha, ácido esteárico e goma-laca que diminuem a fragilidade do material e também elementos chamados cargas, tais como Carbonato de Cálcio e pedra-pomes, para controlar a fluidez e a pegajosidade, quando plastificada.
A plastificação da Godiva é um evento meramente físico e deve ser realizada segundo as recomendações do fabricante.
*Em aula prática, trabalhando com Godiva vermelha em Placa, da marca comercial Lyzandra, utilizamos a seguinte recomendação: Imersão de godiva em "banho-maria" por 1 minuto sob temperatura de 70 a 72ºC em Plastificadora Odontológica.
A temperatura indicada pelo fabricante tem como objetivo a manutensão de sua