apostila prótese
1. PRÓTESE É o substituto artificial de parte do corpo
EXEMPLOS:
A) Prótese de ouvido
B) Prótese de cabelo
C) Prótese cardíaca
D) PRÓTESE DENTÁRIA. Na Odontologia, logicamente que todo o estudo da prótese está voltado para a reabilitação do paciente com próteses dentárias, Reabilitação a qual podemos definir como sendo, o restabelecimento da função e da estética do paciente, tendo sido planejado sob uma visão global, considerando o tipo da prótese, a raça, a dieta, o biótipo do paciente, a idade, a condição estrutural da boca..etc.
2. Objetivos de uma Prótese dentária
2.1- restaurar a função mastigatória
2.2- restaurar as medidas e contornos da face segundo a estética
2.3- corrigir os defeitos da fonética devido à perda dos dentes
2.4- restaurar não produzindo lesões ao paciente
2.5- devolver ao paciente sua auto-estima
Infelizmente, nem sempre todos os objetivos são alcançados, pois são muitos os fatores envolvidos no planejamento da peça e que alguns limitam nossos resultados, dentre eles podemos considerar doenças sistêmicas e o fator econômico.
3. Subdivisões das Próteses Dentárias.
Para efeito didático, podemos subdividir as próteses dentárias, quanto a sua fixação na boca em Próteses Removíveis, Próteses Fixadas e Próteses Fixas. 3.1 - Próteses Removíveis são aquelas as quais o PRÓPRIO paciente consegue removê-las da boca. Ex. Uma prótese total 3.2 - Prótese Fixadas são aquelas as quais apenas o dentista consegue removê-las da boca com certa facilidade. Ex. Uma prótese total parafusada sobre implantes ( conhecida como prótese protocolo). 3.3 – Prótese Fixas são aquelas as quais depois de serem cimentadas(coladas) aos pilares dentários ou implantes, nem o dentista consegue removê-las sem destruí-las ou prejudicar a sua adaptação. Raramente se remove um trabalho fixo sem danificá-lo.
4. Tipos de Próteses Dentárias
4.1 – Próteses Totais