Glúten
O glúten é uma rede de proteínas formada principalmente pelas proteínas gliadina e glutenina, que se encontram na semente de vários cereais, principalmente no trigo.
O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, dando consistência elástica a pães e bolos fazendo com que eles fiquem macios.
Em alimentos assados, o glúten é responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que a massa cresça. E depois do cozimento, ele na sua forma sólida não deixa acontecer o murchamento do bolo ou do pão.
É necessário colocar nos rótulos se contem glúten ou não para ser uma forma de alertar as pessoas que tem a doença celíaca, que tem uma predisposição genética para a alergia ao glúten principalmente a gliadina presente nele; e tem q fazer dietas livres de glúten.
Neste caso, o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta o intestino volta a funcionar normalmente. Nessas pessoas não acontece a absorção correta dos nutrientes. Além disso, os autistas são de modo geral sensíveis ao glúten por terem um efeito como de uma droga nestes indivíduos.
Em resumo:
Não é preciso ter a doença celíaca para se beneficiar da dieta. Se tiver alguns dos sintomas citados, experimente eliminar temporariamente o pão, cereais e massas e veja como se sente.
Se gostar de comer pão e massas e não ter nenhum desconforto gástrico então continue. E se possível escolha uma opção menos refinada desses alimentos.
Pra deixar bem claro: Não é uma dieta com a finalidade de perda de peso, mas isso pode ocorrer devido ao melhor funcionamento do organismo sem a exposição ao alimento alergênico e pq o consumo de calorias estará menor, já que os alimentos que contem gluten na maioria são bem calóricos;