Glândula pineal
Também chamada de corpo pineal ou epífise, é uma glândula cônica e achatada, localizada acima do teto do diencéfalo, ao qual se une por um pedúnculo. No homem adulto, mede aproximadamente 5 por 8 mm. A glândula pineal fica localizada no centro do cérebro, sendo conectada com os olhos através de nervos.
Exames Associados a glândula Pineal
Exame histológico permite diagnóstico da variedade, sendo os achados macroscópicos ou em exames de imagem superponíveis para os vários tipos.
Eletroencefalogramas
O Eletroencefalograma (EEG) é um tipo de exame neurofisiológico útil para avaliar a função do cérebro através da análise da atividade elétrica cerebral espontânea. Indicado para os mais variados transtornos neurológicos, este exame é essencial para o diagnóstico de epilepsias, demências (como Doença de Alzheimer), encefalopatias diversas (de causa hepática, renal, por efeito de medicamentos, entre outras), infecções do sistema nervoso central (encefalite herpética, panencefalite esclerosante subaguda), alguns casos psiquiátricos e outros transtornos neurológicos.
Tomografias
Tomografia é um exame realizado na medicina. Derivada do termo "tomos", partes e "grafen" registro.
É uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados, para formar imagens "em fatias" dos objetos analizados, sendo seu uso comum atualmente em medicina.
Ressonância magnética
A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros.
Mapeamento Cerebral
É realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a