Glandula Pineal
Sobre essa glândula há muitas duvidas, alguns creem que ela não tem função nenhuma, ela seria como um órgão vestigial , porem , há algumas certezas de que ela pode contribuir no equilíbrio dos ciclos considerados vitais , como o do sono e na regulação dos esforços sexuais e reprodutivos .
A glândula pineal esta envolta em uma camada de areia cerebral e é responsável pelo aprimoramento e mudanças progressivas nos órgãos sexuais , quando ela não é mais útil para isso , ela vai se transformando em uma massa celular fibrosa incapaz de produzir hormônios.
Foi descoberto que a glândula pineal apresenta um grande metabolismo e a captação de substancias como: os aminoácidos, fósforo e o iodo. Ela produz a melatonina durante a noite, por falta de luz, e esta constituída por: pinealócitos, astrócitos e vasos sanguíneos.
A glândula tem o seu pico de desenvolvimento na época de puberdade, onde se produz mais a melatonina. Depois do seu desenvolvimento ela sofre um processo de calcificação progressiva, e com essa diminuição de atividade e de produção hormonal, há uma liberação de hipotálamo que passa a secretar e liberar o GnRH que estimula os gonadotróficos . Com isso, o declínio da pineal é associado ao processo de puberdade.
A melatonina pode ter o efeito de: indução do sono e aparecimento do sono REM.
A pinel também tem as suas patologias como: os tumores que podem causar a puberdade precoce ou retardada. Quando os pinealócitos são tumorais eles aumentam a produção de melatonina e assim inibem a puberdade. Caso contrario eles sofrem a compressão das células intersticiais e diminuem a produção de melatonina , causando a puberdade precoce .
Rafaella Ciriaco Neves
RA: 2014001248