Glossário
Com o objetivo de padronizar a terminologia usada neste manual de Vigilância em Sáude Pública, sem nos aprofundarmos em questões conceituais, optamos por anexar este glossário. Vale salientar que, embora alguns dos termos aqui incluídos possam ser encontrados com significados diferentes, as definições apresentadas são as mais freqüentemente aplicadas no contexto da vigilância e controle de doenças.
Acurácia (sinônimo: validade; ver Reprodutibilidade): O grau em que um valor resultante de uma mensuração representa o verdadeiro valor da variável que está sendo medida.
Agente: Entidade biológica, física ou química cuja presença ou deficiência é capaz de causar doença.
Agente Infeccioso: Agente biológico capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.
Aleatório: Descreve um acontecimento ou evento ocorrido devido ao acaso e não determinado por outros fatores.
Amostra: Um subgrupo selecionado de uma população. Uma amostra pode ser aleatória ou não, podendo ser representativa ou não.
Amostra Aleatória: Amostra obtida através de uma seleção em que cada unidade da amostragem (um setor censitário, um domicílio ou uma pessoa) tem a mesma chance de ser incluída na amostra.
Amostra Representativa: Amostra que se assemelha à população original ou à população de referência sob todos os aspectos.
Amostragem por Conglomerados: Método de amostragem no qual cada unidade da amostragem selecionada é composta por um grupo de pessoas em vez de um único indivíduo (exemplo: setores censitários ou domicílios).
Anatoxina (toxóide): Toxina tratada pelo formol ou outras substâncias que perde sua capacidade toxigênica mas conserva sua imunogenicidade. Os toxóides são usados para induzir imunidade ativa e específica contra doenças.
Anos de Vida Potencialmente Perdidos (APVP): Medida de impacto da mortalidade prematura da população, calculada como a soma das diferenças entre uma idade mínima predeterminada e a idade em que ocorreu o óbito entre