glossário
APROPRIAÇÃO: Ato de apropriar ou apropriar-se,acomodação,adaptação.
ACIONISTA: Proprietário de ação da empresa ou sociedade anônima.
AÇÕES: Títulos de propriedade, representativos das quotas-partes em que se divide o capital social de uma sociedade por ações, representando a menor fração em que é dividido seu capital.
ÁGIO: Acréscimo de valor aferido no ato da venda da ação, ou seja, ação vendida por valor maior que o nominal.
ANÁLISE CONTÁBIL: Análise das normas e procedimentos contábeis. Pode ser análise de demonstrações, perícia etc.
ATIVO: Todos os bens e direitos de posse, controle ou propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou futuros para a entidade.
BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstração contábil fundamental constituída de duas partes: a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Líquido; a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo. Conforme a Lei nº 6.404/76, no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação da empresa. Antigamente era conhecido como Balanço Geral.
BENS: Entende-se por bens as coisas úteis capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.
CUSTO: Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviços.
CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO: É o custo de transformação do material em produtos. É a soma de mão de obra indireta e custos indiretos de fabricação.
CUSTO DIRETO: É aquele facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio.
CUSTO FIXO: É a parcela do custo que se mantém fixa, quando a produção varia. Por exemplo, o aluguel que será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível de produção, inclusive no caso de não se produzir nada.