Glossário Juridico
Deontologia: Ciência ou tratado que cuida dos deveres e direitos dos operadores do direito (advogados, magistrados e promotores de justiça), utilizada para designar ética profissional ou a moral do exercício da profissão, resultado da reflexão dos profissionais sobre sua prática.
Direito: A palavra DIREITO provém do latim directum, do verbo dirigere (dirigir, ordenar, endireitar). É o conjunto de preceitos, regras e Leis com as respectivas sanções que serão adotadas para a sociedade solucionar os conflitos.
O Direito não proíbe ninguém de matar outra pessoa. Todavia se alguém matar, será julgado e punido com a respectiva sanção criada pela sociedade.
Equidade: É o respeito pelo direito de cada pessoa, adequando a norma ao caso concreto, pelo que se considera justo. É a apreciação e julgamento justo em virtude do senso de justiça imparcial, visando a igualdade no julgamento. Utiliza-se a equidade para auxiliar no julgamento imparcial de pedidos idênticos.
Ética: Ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana.
Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública
Ética é a palavra que se refere a conduta humana seus atos pessoais e públicos
Epistemologia: Estudo do conhecimento, esp. o conhecimento científico, sua natureza. Seu processo de aquisição, seu alcance e seus limites, e das relações entre o objeto do conhecimento e aquele que o busca; a teoria do conhecimento. Estudo sobre o conhecimento científico, seus diferentes métodos, suas teorias e práticas, sua evolução na história e no desenvolvimento das sociedades; teoria da ciência.
Hermenêutica: Questão de interpretação, é o conjunto de princípios gerais que o exegeta deve seguir para interpretar a lei no caso concreto. Heurística: Em história, pesquisa de documentos que tem por objeto a