Glossário eletronico
Alfanumérico: Letras, números e outros símbolos.
Àlgebra booleana: originalmente conhecida por lógica simbólica, esta álgebra moderna usa o conjun-to de números de 0 e 1. As operações NOT, OR e END as vezes são chamadas união, intersecção e inversão. A álgebra booleana é idealmente adequada à análise de circuitos digitais.
Arquivo HEX: em linguagem de máquina.
ASCII:American Standard Code for Information Interchange.
Barramento( via ou cabo de conexão): um grupo de fios que transportam sinais digitais.
Base: o número de dígitos (símbolos básicos) num sistema de numeração. Também chamada de raiz. Decimal tem base 10, binário 2, octal 8, hexadecimal 16.
Biestável:É um dispositivo que possui dois estados estáveis; ele permanece neste estado até que seja disparado ao outro. Um dos biestáveis mais simples de biestável é o circuito de Latch RS.
Binário com sinal:Um sistema em que o primeiro bit representa o sinal e os bits restantes represen-tam a magnitude do número. Também chamado magnitude com sinal.
Bipolar:Que tem dois tipos de portadores de carga; elétrons livres e buracos (lacunas).
Bit: Uma abreviação de “binary digit” ou “dígito binário”.
Byte: um cordão de oito bits. É a unidade básica de informação binária. A maioria dos computadores processa dados com uma extensão de 8 bits ou de algum múltiplo de 8 bits.
Bug (informát.) :defeito:
Circuito lógico: um circuito cujos sinais de entrada e de saída são tensões de dois estados, quer baixas quer altas. Os circuitos lógicos básicos são as portas OR, NOT, END.
Circuito de soma-de-produtos: Um circuito And-Or obtido submetendo-se a uma operação OR os pro-dutos fundamentais que produzem 1s de saída em uma tabela verdade.
Complemento: a saída de um inversor.
Complemento de 2 :O novo número que obtemos quando tomamos o complemento de 1 e depois adicionamos 1.
Componente ativo: aquele que pode gerar ou amplificar sinais, sendo os de estado sólido os mais uti-lizados (transistores bi,