Glossário de Microbiologia
- autótrofo/autotrófico:
(auto - por si; trofos - alimento) São seres vivos capazes de produzir o seu próprio alimento, sem depender de outro ser vivo. A maior parte dos autótrofos faz sua nutrição através da fotossíntese; alguns fazem quimiossíntese. Produzem a maior parte do alimento consumido pelos heterótrofos, e liberam O2.
- bactéria:
(do grego bakteria: 'bastão') Organismo unicelular, procarionte, desprovido de envoltório nuclear e organelas membranosas, pertencente ao reino Monera. Bactérias estão presentes em todos os ecossistemas do planeta: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos. Vivem isoladamente ou em colônias. São de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. Algumas causam doenças e outros problemas.
- bactérias metanogênicas
Bactérias (archaebactérias) que produzem metano e dióxido de carbono através da digestão anaeróbia de matéria orgânica.
- bactéria Gram-negativa:
Bactérias de parede celular estruturalmente complexa, mais delgada e uma segunda membrana lipídica no exterior desta parede celular. Adquirem coloração aproximadamente vermelha através da aplicação de determinados corantes, usados para fazer o teste.
- bactéria Gram-positiva:
Bactérias de parede celular estruturalmente simples, com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Adquirem coloração aproximadamente roxa através da aplicação de determinados corantes, usados para fazer o teste.
- biofilme microbiano:
É uma comunidade de bactérias associadas a uma superfície formando um ecossistema estruturado altamente dinâmico, que atua de maneira coordenada. Pode ser de uma única, ou de múltiplas espécies, podendo ser encontrados em uma variedade de superfícies bióticas e/ou abióticas.
- biogás:
Biogás é uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2) É obtido pela digestão anaeróbia de matéria orgânica, onde determinadas espécies de bactérias atuam em um