História do Paraná
Professores: Dr. Lúcio Tadeu Mota e Ms. Isabel Cristina Rodrigues.
Carla Michelina Bargeri Abujabra RA: 56829
Elias José de Oliveira RA: 57332
1. Como a arqueologia classifica as populações caçadoras coletoras que viveram no Paraná entre 9 mil a 3 mil anos AP? As populações caçadoras coletoras que viveram no Paraná entre 9 mil a 3 mil anos AP são classificadas pela Arqueologia em três tradições, a saber: Humaitá, Vale dos Grandes Rios, Umbu, Terras Altas e Sambaqui, Litoral.
2. Por ocasião da chegada dos europeus no Paraná quais eram povos indígenas que aqui se encontravam? Nessa ocasião, foram encontrados no Paraná os índios Guaranis, na época chamados Carijós, com quem os europeus estabeleceram relações comerciais e culturais.
3. Conforme o texto estudado no capitulo II, no ítem “O povoamento do litoral e as origens de Curitiba” aponte as cidades surgidas no litoral nesta época. Foi nessa época que surgiram Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Curitiba.
4. O oeste e o noroeste do Paraná foram ocupados pelos europeus antes da fundação das cidades do litoral. Aponte quais foram as principais atividades desenvolvidas pelos espanhóis, pelos jesuítas e bandeirantes nessas regiões nos século XVI e XVII. Os espanhóis eram ávidos na conquista de territórios banhados de metais preciosos, os bandeirantes procuravam índios para o trabalho escravo, e os jesuítas, com sua pregação religiosa, procuravam implantar o cristianismo junto aos indígenas.
5. Qual foi a atividade econômica responsável pela ocupação e surgimento das fazendas e cidades nos Campos Gerais no século XVIII? Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, criou-se uma demanda muito grande por animais cavalares e muares que fez com que as famílias abastadas de São Paulo requeressem enormes sesmarias na região e para ali enviassem parentes ou capatazes para estabelecimentos de fazendas de criação de gado.
6. A Quinta Comarca do Paraná