Isolantes Termicos
Departamento de Engenharia de Controle e Automação
Isolantes Térmicos
Ouro Preto – 2012
I. Introdução:
Isolantes térmicos são materiais que dificultam a dissipação de calor, servindo de barreira entre os meios que tenderiam a igualar suas temperaturas. Devido as suas características, os isolantes térmicos são amplamente utilizados na construção civil e em vários segmentos industriais. Estes têm como benefícios: economia de energia, resistência ao fogo, absorção acústica e fácil manuseio. Os isolantes que podem ser utilizados são: lã de rocha, lã de vidro e fibra cerâmica.
Produtos de lã de rocha servem tanto como isolantes térmicos, quanto isolantes acústicos. Apresentam favorável custo/benefício, fácil manuseio e boa resiliência.
Fibra cerâmica, além de fácil manuseio, suporta elevadas temperaturas, sendo seus produtos, excelentes isolantes térmicos.
A lã de vidro é leve, fácil de manusear e de cortar; é incombustível, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio; reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado; não atacam as superfícies com as quais estão em contato; não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias; não deteriora nem apodrece; não é atacada nem destruída pela ação de roedores; não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia; sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.
II. Objetivos:
O Objetivo da prática é calcular a condutividade térmica do meio isolante usado na pratica e comparar com o valor teórico. Na pratica, usou-se a lã de vidro como isolante térmico e seu valor teórico é 0,038 W/m.ºC.
III. Materiais utilizados na prática
Isolante térmico - Lã de vidro: O calor é