Isolantes térmicos
Introdução
Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. Por estas razões são utilizados como isolamento térmico materiais porosos ou fibrosos, capazes de imobilizar o ar seco e confiná-lo no interior de células mais ou menos estanques. Ainda que na maioria dos casos o gás enclausurado seja ar comum, em isolantes de células fechadas (formados por bolhas não comunicantes entre si, como no caso do poliuretano projetado), o gás utilizado como agente espumante é o que fica finalmente enclausurado. Também é possível utilizar outras combinações de gases distintas, mas seu emprego é muito pouco extenso.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Isolante_t%C3%A9rmico)
Classificação dos Isolantes térmicos
Os isolantes térmicos podem ser classificados em:
Refratários Isolantes: Presentes no segmento dos refratários.
Não Refratários: Os isolantes térmicos não refratários são obtidos por processos diferentes dos isolantes refratários e podem ser utilizados (dependendo do tipo de produto) até 1.100 ºC. Ex: vermiculita expandida, diatomita, lã de vidro e etc.
Fibras ou Lãs Cerâmicas: Apresentam com posições tais como sílica, sílica-alumina, alumina e zircônia, que dependendo do tipo podem chegar à temperatura de até 2.000 ºC ou mais. Possuem características físicas semelhantes a dos não-refratários.
(http://www.refratil.com.br/main.php?exec=swpage.php&id=22)
Estrutura dos Isolantes Térmicos
Quanto ao tipo de estrutura os isolantes poderão ser divididos em três grandes grupos como consta da classificação seguinte:
Materiais celulares: contêm ar encerrado em alvéolos, ex.: aglomerados de cortiça, argamassas celulares, espumas de plásticos;
Materiais