Isolante térmico
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MINAS GERAIS ATRAVÉS DE AEROGERADORES
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Aline Isabela Kaiena Soares Aleme, Allan Francisco Ribeiro Maia Lazarotti, Bruno Assunção Batista, Daniel Rodrigo Mendes Costa, Jefferson Ferreira Teixeira, Kethllen Santos de Oliveira, Vanderson Pereira de Oliveira
Professor TIDIR Orientador: Gerson Amorim de Castro
Professores Co-orientadores: Carlos Gabriel Pankiewicz, Cristiane Silva Souto, Ildeu Rolla França
1. tema: introdução à ciência
2. subtema: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMA DE pROTEÇÃO ELÉTRICA
3. identificação do problema / desafio técnico
A captação de energia eólica cada vez mais se torna uma opção viável e limpa. Essa forma de obtenção de energia complementa as matrizes energéticas de vários países e, como os ventos oferecem uma opção de suprimento de energia elétrica no século XXI, em conjunto com outras fontes renováveis, poderá conciliar as necessidades de uma sociedade industrial moderna que se preocupa com a preservação ambiental.
De acordo com Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), no ano de 2010, Minas Gerais é um dos estados com maior demanda de energia elétrica do Brasil. Possui um potencial eólico de 39,0 GW (GigaWatts), o que representa cerca de seis vezes a capacidade instalada total da CEMIG. Apesar disso, a produção de energia elétrica ainda é, em sua maior parte, realizada por usinas hidrelétricas.
4. objetivo
O objetivo deste trabalho constitui entender sobre o funcionamento de um aerogerador e verificar a viabilidade da obtenção de energia elétrica, em Minas Gerais, através da ação dos ventos.
5. REVISãO BIBLIOGRáFICA
Segundo Rossi (2012), a energia eólica tem origem na energia solar. É uma forma de energia cinética produzida pelo aquecimento diferenciado das camadas de ar, originando uma variação da massa específica e gradientes de pressão, conforme